/

Dicas de Como Fazer Limpeza de Estofados

Mau cheiro, manchas, poeira e microrganismos podem arruinar a beleza de qualquer estofado. Sem falar que não é nada agradável, por exemplo, deitar num sofá sujo. Pensando nisso, vamos te ensinar dicas incríveis de como fazer limpeza de estofados sozinho.

Cuidados a Tomar com Móveis Estofados

 

1 – Virar e Inverter Almofadas

É bastante comum que móveis como sofás tenham almofadas soltas. Se é o caso do seu sofá, aproveite para sacudi-las regularmente e troque-as de lugar. Assim, além de estarem sempre bem arejadas, o desgaste das almofadas fica distribuído uniformemente.

2- Tomar Cuidado com Produtos de Limpeza

Com toda a certeza, é ótimo contar com produtos como cloro para remoção da sujeira do banheiro e inúmeros outros lugares. Mas no caso de estofados, eles podem causar danos irreversíveis. Então, não use de maneira alguma produtos químicos nos seus estofados.

E para prevenir que respingos do produto caiam onde não devem, evite até mesmo o contato da embalagem do produto com os móveis.

3 – Evitar Exposição Solar

Por mais que o sol seja ótimo para remover mau cheiro, se um estofado ficar muito tempo sob raios solares, o resultado pode ser terrível. Ou seja, os raios solares podem acabam causando manchas e danos no seu estofado de tecido ou couro. E a saber, até mesmo móveis de madeira são prejudicados pelo sol.

Como Limpar Estofados em Tecido

Sofás, cadeiras, poltronas, tapetes e colchões são apenas alguns exemplos de estofados em tecido. Estofados em geral acumulam muita sujeira, e se tornam um ambiente ideal para microrganismos. Sobretudo, tapetes são os que mais acumulam poeira. Confira o artigo Porque Você Deve Manter seu Tapete Limpo para dicas de limpeza de tapete.

Os microrganismos são seres como ácaros, fungos e bactérias que podem causar graves problemas respiratórios. Isto é, são uma ameaça para a saúde dos seus usuários.

Uma coisa que você pode e deve fazer regularmente para combater a sujeira e os microrganismos é aspirar seus estofados regularmente. A dica é utilizar o acessório do aspirador apropriado para estofados – aquela escovinha de cerdas macias.

E quando acontecer algum acidente com líquidos ou outra coisa que pode resultar em manchas, a primeira coisa que você deve fazer é pegar um pano macio, limpo e seco ou um papel toalha.

Coloque o pano ou papel sobre o local e pressione levemente. A ideia é apenas absorver a sujeira; se você pressionar, só vai piorar a situação, pois o estofado vai absorver ainda mais o líquido. E jamais esfregue, porque decerto isso poderá aumentar a mancha.

Como Limpar Estofados em Couro

Sabemos que itens em couro original, como roupas, sapatos, bolsas e claro, móveis estofados requerem um alto investimento.  Por isso, conforme o couro se desgasta e fica sujo, a raiva é ainda maior.

Para manter seu estofado de couro limpo, uma vez por semana, passe um pano umedecido apenas com água nele.

Ademais, você pode aplicar regularmente um condicionador de couro, para manter sua hidratação e brilho.

Assim como no caso de estofados em tecido, quando derramar algo no móvel use um pano limpo e seco ou papel para absorver o líquido. Depois que remover o líquido, passe um pano úmido para finalizar a limpeza.

Na dúvida, consulte um profissional

Seja em tecido ou couro, se você não conseguir resolver, consulte uma empresa especializada em limpeza.

A Of Clean é especializada em lavagem e impermeabilização de estofados no Rio de Janeiro. Quer contratar nossos serviços? Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *